FORMAÇÃO HUMANIZADA PARA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA


O oxigênio é transportado no sangue de duas formas: na forma dissolvida ou na forma ligada à hemoglobina (em maior quantidade). A hemoglobina, em sua concentração normal, aumenta em 70 vezes a capacidade de transporte de O2 do sangue.

Sobre a hemoglobina, analise as afirmativas abaixo.

I - Cada hemoglobina contém quatro grupos heme, que consiste em porfirinas contendo ferro, e quatro porções proteicas que é composta pelas cadeias de globina.

II -  A hemoglobina A normal do adulto é composta pelas cadeias proteicas alfa2beta2.

III - A hemoglobina fetal está em maior quantidade ao nascimento quando comparada após os 6 meses de vida.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmativas verdadeiras.


I e II.


I e III.


II e III.


I, II e III.


somente III.

A designação de leucócitos se aplica aos “elementos brancos figurados do sangue circulante, bem como a seus precursores nos centros hematopoéticos, que desempenham papel essencial no mecanismo de defesa do organismo”.

Abaixo estão citados alguns grupos de leucócitos e descrições. Assinale a alternativa que descreve corretamente os grupos de leucócitos com a sua descrição.


Os granulócitos caracterizam-se por apresentarem numerosos grânulos específicos em seu citoplasma e por possuírem um núcleo que exibe considerável variação de forma, ao passo que os linfócitos e monócitos apresentam núcleo que não se dividem.


Os linfócitos são grandes células que constituem de 4 a 8% do total dos leucócitos no sangue de um adulto saudável. Eles realizam fagocitose para defesa de nosso organismo.


Neutrófilos, basófilos e eosinófilos, se distinguem pela afinidade de seus respectivos grânulos para corantes ácidos, neutro e básicos, respectivamente.


Os granulócitos são grandes células que constituem de 4 a 8% do total dos leucócitos no sangue de um adulto saudável. Eles migram facilmente através das paredes dos vasos e se transformam em células fagocitárias.


Os monócitos são o subgrupo de leucócitos presente em maior quantidade em sangue periférico de um adulto.

O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que é produzido na medula óssea. Ele está relacionado com o transporte de nutrientes, de gases, de resíduos do metabolismo. Também está relacionado com a defesa do organismo entre outras funções. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as células sanguíneas que representam a parte vermelha do sangue.


plaquetas


linfócitos


hemácias


eosinófilos


neutrófilos

Analise as afirmativas abaixo:

I. Em sangue circulante podemos observar maior proporção de plasma do que de células vermelhas (hemácias), células brancas (leucócitos) e plaquetas.

II. Um exame de sangue (hemograma) que apresenta como resultado o valor aumentado no número total de leucócitos pode indicar anemia.

III. A hematopoese (produção de células sanguíneas) é constante, isto é, acontece todos os dias.

Agora assinale a alternativa que contém somente as afirmativas verdadeiras.


I e III


I, II e III


I e II


somente III


II e III

Sobre a pesquisa realizada com docentes da Universidade de Uberaba em 2017 pode-se concluir que:


os docentes não têm tempo para realizar a conscientização para doação de sangue.


os docentes não querem abordar os temas doação de sangue e doação de medula óssea para seus alunos, amigos e familiares.


os docentes relatam que faltam campanhas na mídia direcionadas a universitários.


os docentes não querem realizar a conscientização para doação de sangue.


os docentes relatam que há as campanhas direcionadas aos universitários para que realizem a doação de sangue.

Sobre as ações realizadas pelos extensionistas do Programa Amizade Compatível para conscientização para doação de sangue e de medula óssea podemos dizer que, após a implementação do Programa de Extensão em 2015, o número de doadores de sangue no Campus de Uberaba da Uniube:


diminuiu em 30%.


aumentou em 30%.


aumentou em 50%.


não aumentou.


aumentou em 100%.

Sobre os resultados da pesquisa realizada em 2010 com alunos dos cursos presenciais da Uniube, antes da implementação do Programa de Extensão Amizade Compatível, foi possível concluir que:


a maioria dos alunos e docentes conheciam os procedimentos para doação de sangue.


a justificativa do não cadastro para doação de medula óssea era o medo do procedimento.


a justificativa do não cadastro para doação de medula óssea era não conhecer o hemocentro de Uberaba.


a justificativa do não cadastro para doação de medula óssea era não conhecer o paciente que necessitava da doação.


a maioria dos alunos e docentes desconheciam os procedimentos para doação de medula óssea.

O Hemocentro de Uberaba possui uma unidade móvel (denominada Hemocentro Móvel) para coleta de sangue e cadastro para doação de medula óssea. Esta unidade fez, até antes do início da pandemia, visitas semestrais no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba durante vários anos consecutivos. Sobre os resultados destas visitas podemos afirmar que:


As ações realizadas pelos extensionistas do Programa Amizade Compatível não foram efetivas para que a comunidade universitária se sentisse estimulada a realizar a doação de sangue.


Antes da realização das atividades extensionistas do Programa Amizade Compatível haviam doadores que realizavam as suas doações de sangue no Campus Aeroporto a partir da visita do Hemocentro Móvel.


Antes da realização das atividades extensionistas do Programa Amizade Compatível não haviam doadores de sangue no Campus de Uberaba da Uniube.


Antes da realização das atividades extensionistas do Programa Amizade Compatível não haviam universitários cadastrados para realizar a doação de medula óssea.


As ações realizadas pelos extensionistas do Programa Amizade Compatível não foram efetivas para que a comunidade universitária se sentisse estimulada a realizar a doação de medula óssea.    

Quando o REDOME identifica algum paciente compatível, outros testes sanguíneos serão realizados e, se for confirmada a compatibilidade, esse paciente poderá realizar a doação de MO. Como as células da medula óssea podem ser doadas?

As células da medula óssea do doador podem ser coletadas de três diferentes maneiras. Em relação a esses procedimentos, analise as afirmações a seguir.

I.  Diretamente da medula óssea do osso do quadril ílio (a coleta é realizada em centro cirúrgico sob anestesia, geral ou peridural, na região das nádegas com seringa – não há cortes, o procedimento leva por volta de 90 minutos e o doador permanece internado por 72 a 96 horas.

II. Do sangue periférico (coletado por meio de aférese, ou seja, o doador recebe uma medicação injetável por cinco dias para forçar as células-tronco a irem para o sangue. A doação não necessita de anestesia. Depois, as células são coletadas com a ajuda de uma máquina).

III. Do sangue de cordão umbilical / placentário (depois do nascimento do bebê, é possível retirar o sangue da placenta por meio das veias do cordão umbilical. Esse sangue é congelado e pode ser usado no momento do transplante).

É correto o que se afirma em


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


II, apenas.

Para o cadastro para doação de medula óssea, você deve procurar o hemocentro mais próximo com carteira de identidade, onde será realizada a coleta de:


uma pequena quantidade de sangue (tubo de 5 a 10 mL) se você tiver entre 12 e 65 anos e gozar de bom estado de saúde.


uma pequena quantidade de sangue (tubo de 5 a 10 mL) se você tiver entre 18 e 55 anos e gozar de bom estado de saúde.


uma grande quantidade de sangue (tubo de 100 a 200 mL) se você tiver entre 12 e 65 anos e gozar de bom estado de saúde.


uma pequena quantidade de sangue (tubo de 20 a 35 mL) se você tiver entre 18 e 55 anos e gozar de bom estado de saúde.


uma grande quantidade de sangue (tubo de 100 a 200 mL) se você tiver entre 18 e 55 anos e gozar de bom estado de saúde.

Páginas: 1234567